Espaço Social

O ANTISSEMITISMO CRESCE NO BRASIL

Publicado em 6/1/2020 por: Patricia Tolmasquim

Segundo dados da última pesquisa do Congresso Judaico Mundial - publicada no final de 2019 - 25% dos brasileiros demonstram sentimento antissemita (preconceito com judeus). Isso significa 2 em cada 8 brasileiros. Nos EUA este número é ainda mais alarmante. Em tempos de crescimento do racismo e da intolerância no mundo e no Brasil, é importante a adesão à campanhas de esclarecimento e também aquelas em que não nos calamos.

Por isso, aderi à campanha do Orgulho de Ser Judeu, do #Jewishandproud. Não do orgulho arrogante que separa humanos, mas do orgulho de ser e de pertencer, que respeita a diversidade e a diferença, do respeito à alteridade.

Por isso, hoje, conclamo você também a aderir à campanha que combate o preconceito contra os judeus, combate ideias de superioridade de alguns humanos sobre outros e promove a alegria do respeito à diversidade e ao diferente.

É esta diversidade que permite o avanço e desenvolvimento da humanidade e a transformação e construção de um mundo melhor, mais cuidadoso, mais representativo e mais amoroso com as gerações atuais e as futuras.

Judia sim, com muito orgulho e respeito pelo que não me é espelho. Vamos juntos? #Jewishandproudday

Patricia Tolmasquim - Capelã especialista em estudos bíblicos e ensino do hebraico