Afrodescendentes Online

AFRODESCENDENTES ON LINE, é um serviço oferecido pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e por Memorial Lélia Gonzalez, em parceria com AMAIVOS, com a finalidade de responder/refletir sobre questões de afro-brasileiros nos campos da cultura, educação, trabalho, saúde, religião, discriminação racial e de gênero, dentre outras.

O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) é organização não-governamental, fundada no RJ/1989 por ex-internos da antiga FUNABEM, membros da comunidade negra e do Movimento de Mulheres. Tem como missão o “combate à discriminação racial e todas as formas de preconceitos que atingem a população brasileira, por meio de ações afirmativas”. Visando a implementação de políticas públicas, a história do CEAP é marcada pela defesa e promoção dos direitos humanos, superação do racismo e da intolerância religiosa, com foco na educação, inserção no mercado de trabalho e formação de professores. Para tanto, o CEAP mantém parceria com entidades do movimento social, da academia e de pesquisa. Tem linha editorial com materiais didáticos e paradidáticos, filmes, livros, jornal e revistas.

Facebook: ceap.rj / Instagram: ceap.oficial

Secretário Executivo:

Éle Semog é poeta e contista, pedagogo, militante do movimento negro, Mestre em História Comparada (UFRJ), fundador de Grupo Negrícia Poesia e Arte de Crioulo, Jornal Maioria Falante e do CEAP. Coordenou encontros de Poetas e Ficcionistas Negros, sendo assessor parlamentar do Senador Abdias Nascimento (1997-1999). Como escritor, participou de múltiplos eventos em Portugal, Peru, Alemanha, Angola, Argentina, França, Nigéria e Burkina Faso.

Memorial Lélia Gonzalez tem por finalidade preservar a memória da líder negra Lélia Gonzalez, inclusive disponibilizando textos, reflexões e todas as referências possíveis para pesquisa. Em sua vertente dinâmica e atual, Memorial Lélia Gonzalez trata das questões atuais que envolvem a população negra brasileira, com foco nas mulheres negras, buscando preservar a memória de negros e de negras que contribuíram e contribuem para a superação do racismo no Brasil.

Site: http://leliagonzalez.4shared.com / Facebook: MemorialLeliaGonzalez

YouTube: youtube.com/podermulher

Diretora Responsável:

Ana Maria Felippe é Licenciada em Filosofia (UERJ); Especializada em Filosofia da Ciência (UFRJ); Associada à ASWAD (Association for the Study of the Worldwide African Diaspora); Sócia Fundadora do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN), RJ, 1975; Sócia Fundadora da Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficas (SEAF), RJ, 1975.

[ Respostas deste orientador ]

Fazer uma pergunta
Sua pergunta:
Orientador:
Nome:
Email:
digite os caracteres da imagem