Afrodescendentes Online

Pergunta:
Por que nos rituais os representantes dos orixas ficam com o rosto coberto?



Resposta:
Estimada Lívia, Desculpe ultrapassar o tempo regulamentar para resposta por questões com a conexão à Internet em tempos de viagem de trabalho. Sobre sua pergunta: "Por que nos rituais os representantes dos orixas ficam com o rosto coberto?"... Na verdade, a cobertura da "face" de Orixás ocorre no Candomblé, quando o Orixá se apresenta "paramentado" (como se diz) para o público no salão (na sala, no barracão). Mas veja: o que está coberto é o "rosto" da pessoa que incorpora o Orixá, pois, como energia manifesta o Orixá não tem um rosto. Conforme as teogonias das culturas originárias do Continente Africano, Orixás (Ketu), Inkisses (Angola), Voduns (Jeje) são forças cósmicas que atuam sobre a natureza do planeta e são emanadas por essa própria natureza. Os Orixás femininos usam (vestem) um "adê" (paramento na cabeça como uma coroa) com franjas de pérolas que escondem o rosto do médium. Lívia, tratando do tema "religião" em sentido amplo, podemos extrair daí aquilo que se conhece, praticamente, em qualquer uma das religiões: o Deus, o Supremo, o Criador (ou qual o nome que se possa usar), além de vários nomes, tem várias faces. Para algumas crenças, a prova da existência de Deus nada mais é que a nossa própria existência. Assim, Deus "esconde seu rosto" ou "se mostra" em toda possibilidade da natureza. Ressaltemos que este "esconder o rosto" pode ser, ao mesmo tempo, argumento para aqueles que não tratam da possibilidade da existência de um Deus, os ateus ou ateias. Mas esta é outra conversa... Vale observar que a indumentária de Candomblé e de Umbanda tem, no Brasil, muita influência da indumentária portuguesa e francesa. Assim são: as saias rodadas, com anáguas as blusas com rendas e mangas bufantes, os bordados "richelieu". Influências européias nas práticas de negros e negras no Brasil também estão presentes em alguns "paramentos". Para mais: http://soulmindbody.net/esu/2011/09/why-do-vodun-practitioners-wear-headwraps/ Yoruba Religion and the Rapture of Being Alive, April 4, 2011 Face of the Gods: The Artists and Their Altars Author(s): Robert Farris Thompson Source: African Arts, Vol. 28, No. 1 (Winter, 1995), pp. 50-61 Published by: UCLA James S. Coleman African Studies Center Esperamos ter cooperado. Ao dispor, abraço, Ana