Pílulas Espirituais - 23/outubro

Publicado em 23/10/2019 por: Pe. Pedro M. Guimarães Ferreira S.J.

159. “O meu mérito está na misericórdia do Senhor. Nunca serei pobre de méritos enquanto Ele for rico em misericórdia” (São Bernardo de Claraval, Sermão 61, 3-5 sobre o Cântico dos Cânticos, apud Liturgia das Horas, 2ª. leitura da da 4ª. feira da 3ª. semana do Tempo Comum)

160.“ [...] eu me perguntei muitas vezes por que a Sabedoria de Deus não poderia impedir a existência do pecado [...]. Jesus me respondeu: ‘o pecado foi necessário, mas tudo ficará bem, tudo ficará bem, tudo ficará bem” (Julian of Norwich, Revelations of Divine Love)

161.“Eu morro de amor por ti, Compaixão; eu a tomo como minha Dama. Como Francisco de Assis desposou a Pobreza, eu desposo a Ti, [...] mãe do pobres.” (The Intimate Thomas Merton, edited by P, Hart and J. Montaldo. Harper: San Francisco, 1999, p. 86)

162.“Sabem porque, diz São Bernardo, Deus se chama, não o Pai da Justiça, mas o Pai da Misericórdia? É porque Deus encontra n’Ele a causa da sua Misericórdia e em nós a causa da sua Justiça. A causa da sua Misericórdia é infinita, a sua Bondade. Mas nossas faltas, posto que numerosíssimas e gravíssimas, são limitadas...” (J. Baeteman CM, J’aime de Christ – Théorie e Pratique de l’amour de Dieu. G. Poussin (Ed.): Evreux, p. 61)

163.“A misericórdia é, de certo modo, plenitude da justiça” (São Tomás de Aquino, em mais de um lugar, como por exemplo em Summa Theologiae, I, q. 21, a. 3, ad 2)

164.“Onde há grande miséria [moral], há grande necessidade de misericórdia. Se se considera o pecado de David, entende-se a grandeza da misericórdia de Deus”. (Erasmus de Roterdão, De immensa misericordia Dei. The Essential Erasmus. Edited by John P. Dolan. A Meridian Book. 1964, p. 232)

Pe. Pedro M. Guimarães Ferreira S.J.