Pílulas Espirituais - 31/julho

Publicado em 31/7/2019 por: Pe. Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J.

131.Poema de Edith Stein ao Espirito Santo, cujo início é inspirado no de Newman, “Lead kindly light”:

« Conduze-me, doce luz,

Entre as trevas que me cercam, conduze-me !

A noite é escura e eu estou longe de minha Casa,

Conduze-me !

Cuida dos meus passos.

Vigia os meus passos,

Eu não peço para ver longe,

Um só passo é bastante para mim ».

(Cecile Rastoin, Edith Stein – Enquête sur la cource, pg. 291.)

132.“Lembra-te que tua carne é fraca e que coisa alguma deste mundo pode dar fortaleza e consolação ao teu espírito; porque o que nasce do mundo, mundo é, e o que nasce da carne é carne, e o espírito bom nasce só do Espírito de Deus, o qual não se comunica nem pelo mundo nem pela carne”. (Obras Espirituais do Doutor Místico São João da Cruz. Carmelo de São José: Fátima, 1956, p. 68.)

133.“... antes que este divino fogo de amor se introduza e se uma à substância da alma, [...] esta chama que é o Espírito Santo está ferindo a alma, gastando-a e consumindo as imperfeições dos seus maus hábitos; esta é a operação do Espírito Santo, que dispõe a alma para a união e transformação do amor em Deus”. (São João da Cruz, Cântico Espiritual, Cântico A, Canción 1)

134.“... assim como as virtudes morais se conectam entre si pela virtude da prudência, assim os dons do Espírito Santo se conectam entre si pela virtude da caridade, de tal modo que a caridade tem todos os dons do Espírito Santo”. (São Tomás de Aquino)

135.“O que é principalíssimo na lei do Novo Testamento e no qual toda verdade dele consiste é a graça do Espírito Santo que é dada pela fé em Cristo” (Idem)

Pe. Pedro M. Guimarães Ferreira S.J.